Regra dos 6 segundos no #instagram

Regra dos 6 segundos no #instagram

Lei de Fitts e a lei de Higgs que nos mostram o tempo médio que tomamos a decisão do clique e o tempo que levamos para clicar.

Mas porque este número mágico de 6 segundos?

Bom, existe uma explicação bem interessante e no mínimo diferente, o ser humano só consegue dar atenção à algo por 6 segundos. Isso mesmo, 6 segundos e isto vem piorando, em 2000 o mesmo estudo feito pela Microsoft mostrou que nossa capacidade de atenção durava 12 segundos.

No estudo, feito com mais de 2100 pessoas, dividido em duas etapas, uma mais física, com a ajuda de vídeo games e uma segunda etapa com as atividades cerebrais monitoradas, foi demonstrado que o ser humano se concentra menos tempo que um peixinho dourado. Não, você não leu errado, um peixinho dourado consegue manter a atenção durante incríveis 9 segundos.

O relatório da pesquisa ainda indica que a coisa complica mais quando estamos falando de conteúdos com texto, principalmente em ambientes com múltiplas telas e muitos estímulos. Sendo o texto o item que mais atrapalha a concentração.

Apesar de parecer muito ruim, o estudo também indica pontos positivos, um deles é que o uso destes devices nos ajuda a ser mais “multitarefa”,  chegando a conclusão que quanto mais hábitos digitais a pessoa tem, mais multitarefa ela é.

O mais incrível disto é notar que em poucos anos, desde a era do smartphone se iniciar em 2000 as mudanças de hábitos causaram modificações reais em nossos cérebros, melhorando algumas coisas e piorando outras em prol da evolução. Incrível não?

E isto muda tudo!

A 486 MKT tem um trabalho de pesquisa constante muito profundo junto a Neuromarketing e UX, principalmente para as redes sociais e aplicativos, e neste cenário é notável o quanto a maioria dos clientes estão despreparados para este novo mundo e este novo consumidor, que tem uma atenção menor que a de um peixe.

E tudo isto demonstra ainda mais a importância de uma arquitetura da informação bem montada e dos conteúdos áudio visuais na tomada de decisão.

Na prática, de forma bem rápida e direta, por que sua atenção neste texto já está terminando (rs), precisamos investir em imagens impactantes e menos textos, a intepretação visual é no mínimo 100X mais rápida que a intepretação de um pequeno texto.

Sua empresa está preparada para este novo mundo louco?

Boas vendas!

Deixe uma resposta

um × cinco =