Cada vez mais, o mercado tem exigido que profissionais e empresas adotem determinadas regras, denominadas “Boas práticas de envio de marketing por e-mail”, para realizar uma comunicação eficaz com seus stakeholders, pessoas interessadas pelo produto ou projeto.

Aqui vamos listar uma série de estratégias que podem ser adotadas para que você possa enviar um e-mail de qualidade, e ter resultados positivos!

Segmente seu público algo

Divida a sua lista de contatos em categorias. Você pode agrupar os contatos, por exemplo, por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros. 

Essa segmentação depende do seu negócio e das estratégias que for planejar.

Personalize seu e-mail’s

E-mails personalizados ajudam a aumentar a taxa de abertura. Isso porque o nome do contato chama muito mais a atenção para a leitura da mensagem. 


Assunto do e-mail

É o assunto que instiga o contato e é o que faz tomar a decisão de abrir a mensagem ou de considera-la como SPAM. Logo, o assunto influencia diretamente na taxa de abertura. Outra sugestão é que o assunto do e-mail seja curto.

Assuntos longos, geralmente, são cortados quando visualizados pelo celular. Tente não ultrapassar 40 caracteres na hora de escrever o assunto. Priorize o que é mais importante de ser exibido primeiro para que o contato tenha acesso direto à informação exibida na caixa de entrada.

Higienize a sua base de contatos

Invalide contatos com erro de endereço, e domínio para evitar que a sua taxa de rejeição não tenha efeito prejudicial na sua reputação nos provedores. Uma má reputação pode fazer você ser bloqueado pelos provedores de e-mail, como Gmail, Hotmail, Yahoo etc. Existem várias razões para que os provedores decidam bloquear e-mails. Para não ser bloqueado, certifique-se que as pessoas da sua lista realmente querem receber seus e-mails.

Inclua links nas suas imagens

Sua mensagem deve ser interativa e uma boa forma de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir de que o contato saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada.

Evite remetentes genéricos

Remetentes personalizados e reais são mais confiáveis para o seu contato. Evite remetentes genéricos como contato@, marketing@, vendas@, etc. Além disso, remetentes genéricos e domínios “estranhos” podem facilmente ser confundidos com spam.

Seja responsivo!

Aproximadamente 43% de todos os emails enviados são abertos em dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o design dos seus e-mails seja responsivo para qualquer dispositivo móvel.


Envie conteúdo relevante para os seus contatos

A sua base pode se cansar de receber conteúdo repetitivo (como mandar sempre conteúdo de promoções). Uma forma de manter o engajamento é incluir campanhas de conteúdo informativo, e que possam ser de interesse do seu público. Lembre-se: quanto mais informado estiver seu público, maiores são as chances dele realizar uma compra.