Nosso cérebro foi projetado para apenas duas coisas: Sobrevivência e Reprodução. As empresas de propaganda sabem disso muito bem, e (praticamente) tudo que você compra… tem o uso de “atalhos” no seu cérebro que te levam à compra.

Existe uma infinidade de técnicas de marketin, há dezenas de estratégias que podem ser usada, algumas mais eficazes, outras nem tanto.

Neste primeiro post vamos post vamos descrever 12 gatilhos mentais :

  • Gatilho Mental 1 – Escassez-Aplicado a levar o prospectivo a uma possível falta do produto ou serviços, o famoso vagas limitadas, última semana do lote promocional.
  • Gatilho Mental 2 – Urgência – É agora ou nunca, tempo. Período onde um produto ou serviço tem uma condição especial por um determinado tempo, pode ser um desconto
  • Gatilho Mental#3 – Autoridade – Quando o personagem domina determinado assunto, com capacidade técnica ele detém o gatilho da autoridade, muito utilizado no inbount marketing, distribuição de conteúdo nas redes sociais.
  • Gatilho Mental#4 – Reciprocidade-Materiais gratuitos, amostra grátis.
  • Gatilho Mental#5 – Prova Social – Depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, engajamento nas redes sociais, número de leitores do site.
  • Gatilho Mental# 6 – Porque – Demonstração de vendas ou/e marketing, colocando o motivo de você estar oferecendo algo, isso saciará a mente consciente da pessoa. Ex: Você precisa da GOV porque seu governo será inovador.
  • Gatilho Mental#7 – Antecipação-“seeding” Distribuição de conteúdo prévio preparando para um lançamento ou pré-venda.
  • Gatilho Mental#8 – Novidade – Atualizações, novas versões, melhoramentos.
  • Gatilho Mental#9 – Simplicidade – Apresentar algo que seu público deseja alcançar e, em seguida, mostrar como o seu produto encurtará o caminho até a conquista desse objetivo. Para tanto, use palavras e expressões, como:

Passo a passo; Os 5 passos para; Simples assim; o Caminho mais curto; Descomplicado.

O caminho mais curto; A maneira mais simples; Rápido e Fácil…

Gatilho Mental#10 – Curiosidade -Com objetivo de aumentar as taxas de aberturas de e-mail, Para ativar esse gatilho, você deve usar títulos/assuntos chamativos, de preferência com as seguintes palavras e expressões:

  • Segredo
  • Pouco conhecido
  • Informação restrita
  • Poucas pessoas têm acesso
  • A verdade que ninguém nunca contou

Além disso, podemos fazer comparações polêmicas em seus títulos, como “Apple x Android: o verdadeiro motivo para um sistema ser melhor que o outro”.

Gatilho Mental#11 – Afeição e afinidade – Testemunho, experiências de gestão.

Gatilho Mental#12 – Compromisso e Coerência – Combinados e acertos de venda e comercialização.

ESSE FOI UM BREVE RESUMO, ACOMPANHE O SITE E DESCOBRA COMO USAR ESSE GATILHOS EM PROL DO SEU NEGÓCIO.